Como saber se deve fazer um rebranding?
Rebranding é uma estratégia de alteração da denominação, logotipo, design, ou outros elementos identificativos, da sua marca para formar uma nova identidade. Se deseja que a sua empresa se destaque no mercado e seja lembrada pelos seus clientes, uma boa identidade visual deve refletir os seus valores, ser impactante e possuir um fator de diferenciação das marcas concorrentes.
Para dar uma nova identidade visual à sua marca, deverá criar um conceito visual com base em estudos e conhecimentos acerca do seu público-alvo. A identidade visual evolui com o tempo à medida que as características do seu público e do seu mercado se transformam. Esta deverá transmitir as principais mensagens da sua empresa e possuir os elementos que não podem faltar na representação do seu negócio.
Se já possui uma identidade visual mas não está a conseguir o posicionamento no mercado da forma desejada ou se a sua empresa passou por uma mudança de direcionamento do produto, é necessário uma alteração visual na marca para que ela reflita a nova realidade do negócio.
Existem diversas razões porque deve procurar fazer um rebranding, seja se pretende dar um rumo completamente diferente à sua marca ou simplesmente expandir o seu negócio com uma marca que transparece os seus valores centrais.
Se tem apenas um logotipo sem diretrizes formais sobre como o usar deverá optar por um rebrand, de modo a estruturar toda a identidade visual da marca para que apareça sempre coerente. A marca adequada deve sempre vir com um guia de estilo que descreva exatamente como usar os elementos visuais que foram criados para a sua marca.
É necessário mudar a imagem visual da marca para alcançar a evolução do publico. A sua identidade visual deve estar alinhada com a evolução do seu publico-alvo. Nos casos citados acima é muito importante mudar a identidade visual do seu negócio para que ele não perca público e presença de mercado.